Você já ouvi falar sobre WhatsApp interativo? Se ainda não preste muita atenção que essa ferramenta por alavancar sua vendas.

Você já se pegou olhando para a tela do seu celular e pensando: e agora? o que eu faço? Muito provavelmente sim! Afinal, nem sempre é fácil tomar uma decisão, mas ter um conjunto de opções bem organizado e listado pode facilitar o processo. E isso é possível com as novas mensagens interativas do WhatsApp!

O WhatsApp interativo é uma forma de ajudar os clientes a escolher a melhor opção de forma simples, simplificada e compreensível. O WhatsApp lançou recentemente novos tipos de mensagens que permitem que os clientes respondam em segundos. Estas são mensagens de lista e mensagens de produto.

O conteúdo de texto simples pode ser confuso e os usuários não pensarão duas vezes antes de encerrar uma conversa e procurar outra marca. Portanto, listar mensagens é uma maneira mais simples e interativa de ajudar os consumidores a tomar decisões e passar para o próximo estágio da jornada do cliente.

Mas o que é WhatsApp interativo?

Com o WhatsApp interativo mudou o advento das mensagens de lista e mensagens de produtos, melhorando ainda mais a experiência do usuário ao fornecer um formato simples para as pessoas escolherem o que querem ao conversar com chatbots e contatos inteligentes.

Mensagens interativas:

Mensagens de lista ou mensagens de lista em português é uma mensagem interativa do WhatsApp que permite que as marcas enviem listas estruturadas de até 10 opções em uma conversa para que os clientes possam simplesmente escolher o que desejam.

Esse tipo de mensagem substitui o uso de menus por opções numeradas que obrigam o usuário a responder com números.

O WhatsApp interativo fornece aos clientes uma maneira fácil e direta de escolher. Você pode personalizar listas em seções e adicionar títulos e descrições a cada item da lista.

Mensagens de Produto:

A mensagem do produto também é uma mensagem interativa que permite enviar listagens personalizadas de produtos e serviços para que os clientes possam comprá-los sem sair da conversa.

As mensagens são super dinâmicas e podem ser personalizadas de acordo com os interesses de cada cliente. Existem dois tipos de mensagens do produto:

Por que usar o WhatsApp interativo em sua empresa?

O conteúdo visual e interativo aumenta o engajamento, as taxas de resposta e as conversões. Em testes realizados pelo Facebook, os chatbots que usam mensagens interativas obtiveram taxas de resposta e conversão mais altas do que os chatbots somente de texto.

Além disso, de acordo com o estudo Demand Metric da ION Interactive, 90% dos participantes do estudo acreditam que o conteúdo interativo é mais eficaz na educação dos clientes e 98% acreditam que as interações influenciam as decisões de compra ao longo da jornada do consumidor.

Veja alguns benefícios do uso dessa ferramenta em sua empresa

Comunicação eficiente: As mensagens interativas capturam a atenção dos clientes e os movem da agência passiva para a ativa no processo de compra. Esse processo libera hormônios que trazem sensações de prazer, alegria, felicidade e conforto. Tudo isso pode ser visto facilmente no aumento do engajamento do usuário com a marca.

Aumente sua performance: Durante o período de teste, as empresas observaram uma taxa de conversão média de 8% para mensagens de vários produtos enviadas ao carrinho de compras. É um recurso que aprimora os recursos de atendimento de pedidos. Nesse período, também foi percebido que as pessoas tinham um maior nível de compreensão de interação com as mensagens da lista.

Exemplo de uso do WhatsApp interativo:

  • menu de perguntas frequentes;
  • seleção de lojas próximas;
  • horários disponíveis para reservas;
  • escolha de produtos ou serviços recentes para repetir;
  • atendimento ao cliente;
  • opções para comprar e levar.

Mais interatividade = mais conversões

Maior interação: É mais provável que uma pessoa aja quando solicitada do que quando achar conveniente. Portanto, o envio de mensagens interativas aumenta as oportunidades de interação do usuário. Os resultados são claros, mais usuários interagem com sua marca e visualizam seus produtos, mais vendas e mais sucesso.

Melhor métrica: As taxas de conversão são sempre maiores quando seus clientes são agentes ativos interagindo com o WhatsApp. Sem mencionar que, como é um aplicativo usado com frequência, é improvável que os usuários não vejam as mensagens recebidas. Isso é muito diferente do marketing por e-mail, onde as taxas de venda são baixas. Esses recursos fornecem muita utilidade para os comerciantes que poderão se conectar com clientes que geralmente estão longe de lojas físicas.

Agora que você já sabe como o WhatsApp interativo pode ajudar a aumentar suas vendas, o que acha de fazer um teste gratuito em nossa plataforma? Basta fazer um cadastro para recebe uma conta teste.