Considerada uma maneira eficaz para reduzir gastos operacionais e otimizar o tempo das equipes financeiras, o SMS (short code) pode ser a opção perfeita para realizar cobranças assertivas com os clientes. Segundo pesquisas realizadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de consumidores inadimplentes no Brasil aumentou 4,6% no primeiro semestre de 2015, se comparado ao mesmo período de 2014.

O mesmo estudo indica um crescimento na procura por serviços especializados prestados por empresas de cobrança. Em um período econômico desafiador no País, é importante ter em mente que é essencial investir no recurso certo.

Por que há inadimplência?

O SPC realizou um levantamento no início de 2016 e identificou que houve uma alta no número de brasileiros inadimplentes. De acordo com o estudo, em janeiro a região que registrou mais dívidas em atraso foi o Nordeste, com um aumento de 6,86%. Logo em seguida apareceram o Sul (4,77%), Centro-Oeste (4,59%) e Norte (3,71%).

Os economistas do SPC também analisaram que, apesar da restrição por parte de bancos e comércios na concessão de crédito, a tendência é que a inadimplência continue crescendo neste ano em virtude do cenário econômico delicado e pelo aumento do desemprego.

Como cobrar esse perfil de cliente?

O SMS oferece soluções para substituir ligações, garantindo uma redução nos gastos da área Financeira, além de possibilitar mais assertividade e instantaneidade no processo de cobrança.

Segundo o Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc), o contato por SMS garante uma taxa de retorno 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas, em comparação com outros canais como e-mail, carta e telefone. Além disso, é uma ótima forma de economizar nos gastos da empresa, já que esse serviço é 95% mais barato que os demais recursos.

Com o envio de SMS para cobrança, a empresa envia um comunicado sobre a dívida por mensagem. O cliente pode responder ao contato e até receber o código de barras, de forma segura, para saldar o débito. Dessa forma, é possível estabelecer um contato direto, garantindo que o cliente fique menos constrangido durante a ação de cobrança. O canal também possibilita o envio de mensagens programadas para dias e horários mais convenientes.

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, a comunicação via SMS é muito estratégica. Uma boa opção é personalizar a ação de cobrança para cada consumidor, ou seja, identificando o melhor momento e a melhor abordagem para cada caso.

Confira os exemplos a seguir:

  • Operadora de telefonia:
    “Juliana, não identificamos o pagamento da fatura com vencimento em 15/2. P/ regularizar, entre em contato pelo telefone (11) 1111-2222.”
  • Banco:
    “Bom dia, Paulo. Não se esqueça: sua fatura já está disponível para pagamento. Pague também pela Internet com o código: 1234567891011121314151.”
  • Loja de departamento:
    “Sueli, suas dívidas podem ser negociadas em uma de nossas lojas. Procure-nos e confira as facilidades para sua regularização.”

Para garantir melhor retorno do sistema de SMS para cobrança, conte com uma equipe qualificada e especialista no assunto. Conte com a nossa plataforma.

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