Os envios de WhatsApp para cobrança é uma forma eficaz de cobrar os clientes e reduzir custos. Aprenda como fazer, modelagem e quais ferramentas podem te ajudar! Confira!

O WhatsApp é considerado uma forma eficaz de reduzir despesas operacionais e otimizar o tempo da equipe financeira, podendo ser a escolha ideal para cobrança determinística dos clientes.

De acordo com pesquisa realizada pela Federação Nacional do Comércio, durante a pandemia do coronavírus, o número de consumidores inadimplentes aumentou no Brasil. Em janeiro, as famílias com renda de R $ 10 abaixo do salário mínimo estavam endividadas de 66,1%, e em julho, Este número sobe para 69%

O uso de dispositivos móveis é de importância estratégica: “Por sua eficácia e baixo custo, os aplicativos móveis e as mensagens WhatsApp são extremamente atrativos para simplificar o trabalho das empresas que trabalham com clientes de cobrança. 

Fique conosco para entender os motivos da quebra de contrato e como evitá-la. Veja também exemplos de cobrança de clientes antes, durante e depois do vencimento da conta para cobrar cada tipo de pessoa.

Por que existe inadimplência ?

A SPC conduziu uma investigação no início de 2016 e descobriu que o número de brasileiros inadimplentes aumentou. Segundo a pesquisa, a região que mais atrasou em janeiro foi o Nordeste, com alta de 6,86%. Em seguida, surgiram as regiões Sul (4,77%), Centro-Oeste (4,59%) e Norte (3,71%).

2020 é um ano atípico: de acordo com a Federação Nacional do Comércio, o número de famílias que afirmam não poder pagar as contas em atraso é de 12%, valor superior ao dos últimos dez anos.

Isso pode ser explicado pelo fato de que, devido à pandemia do coronavírus, grande parte da população está enfrentando uma queda acentuada de renda. A crise pegou muitas pessoas desprevenidas e as tornou incapazes de pagar suas contas, o que levou ao aumento da dívida e da inadimplência.

Como evitar quebra de contrato?

Com certeza, ninguém gosta de quebra de contrato. Portanto, é importante que a empresa mantenha contato regular com o cliente para lembrá-lo do contas a receber, ajudando-o a administrar suas finanças e evitar dívidas.

A fim de evitar tais conexões afiadas, certas ferramentas de lembrete do cliente podem ser fortemente apoiadas.

1.    Envios de WhatsApp para cobrança 

Os envios de WhatsApp para cobrança oferece uma solução alternativa de chamada e garante a asserção e o processo de faturação instantânea, garantindo assim a redução de custos.

Segundo o Instituto de Gestão da Excelência Operacional (Igeoc), os contatos por WhatsApp garantem um aumento de 20% a 30% no retorno nas renegociações de dívidas em relação a outros canais (como e-mail e telefone).

Ao enviar mensagens de cobrança aos clientes do WhatsApp, a empresa envia mensagens sobre dívidas. O cliente pode responder ao contato e até receber com segurança o código de barras para quitar a dívida.

 Assim, o contato direto pode ser estabelecido, garantindo assim que o constrangimento dos clientes seja reduzido durante o processo de cobrança

Como usar o WhatsApp para cobrança?

É difícil coletar e manter contas e requer muito esforço da equipe de serviço. O uso das ferramentas automatizadas mencionadas acima pode reduzir muito a carga de trabalho e permitir que os funcionários se concentrem nas atividades básicas de atendimento ao cliente, com isso o WhatsApp para cobrança vai ajudar e reduzir custos e melhorar sua comunicação.

Agora veja algumas dicas de estratégia e exemplos de frases para cobrar dos clientes para tornar as cobranças mais naturais e humanas.

Antes de vencer a fatura

Nesse estágio, a ideia não cobrou explicitamente do cliente, apenas para lembrá-lo de que ele tem uma taxa a pagar e fornecer opções para que ele possa fazê-lo. Uma boa estratégia é oferecer descontos a quem paga antes do vencimento, incentivando-o a deixar o pagamento para o último minuto.

Veja dois exemplos

Banco: “Bom dia, Paul. Não se esqueça: sua fatura agora está pronta para pagamento. Você também pode usar o código 1234567891011121314151 para pagar online.” Empresa:

 “Prezado Sr. (a), cliente, sua fatura é de R $ 500,00 3 dias antes do vencimento. Pagamento em dia e valor garantido com desconto de 10%!

Período de vencimento

Na data do vencimento, o tom não deve ser comovente, mas um forte lembrete. Uma dica é fornecer um método de pagamento rápido e fácil para que os clientes possam pagar imediatamente após receber a mensagem, sem demora.

Veja um exemplo do uso de WhatsApp para cobrança

Empresa: “Carlos, seu saque de R $ 200,00 vence hoje! Clique no link para pagar imediatamente.”

Após expiração

Após o vencimento, ele não consegue mais se livrar de acusações mais intensas. Porém, observe que a cobrança não deve ser uma ameaça. Em vez disso, deve mostrar que a empresa está disposta a ajudá-lo a normalizar sua situação.

Veja dois exemplos

Operadora de telefonia: “Cleide, não confirmamos o pagamento da fatura vencida em 15/02. Para solucionar o problema, ligue para (18) 1111-3333 e entre em contato conosco.”

Loja de Departamento: “Jessica, sua dívida pode ser negociada em uma de nossas lojas. Encontre-nos e confira suas instalações formalizadas.”

Para garantir um melhor retorno do sistema de envios de WhatsApp, contamos com uma equipe qualificada e profissional. Conte com o sistema de entrega de WhatsApp da ZAP Message.