Se você tem uma empresa de deseja automatizar o processo de cobrança, os envios de sms para cobrança digital é a melhor solução.

Considerada uma maneira eficaz para reduzir gastos operacionais e otimizar o tempo das equipes financeiras, o SMS (short code) pode ser a opção perfeita para realizar cobranças assertivas com os clientes. Segundo pesquisas realizadas pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de consumidores inadimplentes no Brasil aumentou 4,6% no primeiro semestre de 2020, se comparado ao mesmo período de 2021

O mesmo estudo indica um crescimento na procura por serviços especializados prestados por empresas de cobrança. Em um período econômico desafiador no País, é importante ter em mente que é essencial investir no recurso certo.

Por que há inadimplência?

O SPC realizou um levantamento no início de 2021 e identificou que houve uma alta no número de brasileiros inadimplentes. De acordo com o estudo, em janeiro a região que registrou mais dívidas em atraso foi o Nordeste, com um aumento de 6,86%. Logo em seguida apareceram o Sul (4,77%), Centro-Oeste (4,59%) e Norte (3,71%).

Os economistas do SPC também analisaram que, apesar da restrição por parte de bancos e comércios na concessão de crédito, a tendência é que a inadimplência continue crescendo neste ano em virtude do cenário econômico delicado e pelo aumento do desemprego.

Como cobrar esse perfil de cliente usando envios de SMS para cobrança digital?

Os envios de SMS para cobrança digital oferece soluções para substituir ligações, garantindo uma redução nos gastos da área Financeira, além de possibilitar mais assertividade e instantaneidade no processo de cobrança.

Segundo o Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobrança (Igeoc), o contato por SMS garante uma taxa de retorno 20% a 30% maior nas renegociações de dívidas, em comparação com outros canais como e-mail, carta e telefone. Além disso, é uma ótima forma de economizar nos gastos da empresa, já que esse serviço é 95% mais barato que os demais recursos.

Com o envios de SMS para cobrança digital , a empresa envia um comunicado sobre a dívida por mensagem. O cliente pode responder ao contato e até receber o código de barras, de forma segura, para saldar o débito. Dessa forma, é possível estabelecer um contato direto, garantindo que o cliente fique menos constrangido durante a ação de cobrança. O canal também possibilita o envio de mensagens programadas para dias e horários mais convenientes.

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, a comunicação via SMS é muito estratégica. Uma boa opção é personalizar a ação de cobrança para cada consumidor, ou seja, identificando o melhor momento e a melhor abordagem para cada caso.

Confira os exemplos a seguir para o uso de envios de SMS para cobrança digital:

  • Operadora de telefonia:
    “Juliana, não identificamos o pagamento da fatura com vencimento em 15/2. P/ regularizar, entre em contato pelo telefone (11) 1111-2222.”
  • Banco:
    “Bom dia, Paulo. Não se esqueça: sua fatura já está disponível para pagamento. Pague também pela Internet com o código: 1234567891011121314151.”
  • Loja de departamento:
    “Sueli, suas dívidas podem ser negociadas em uma de nossas lojas. Procure-nos e confira as facilidades para sua regularização.”

Para garantir melhor retorno do sistema de envios de SMS para cobrança digital , conte com uma equipe qualificada e especialista no assunto. Conte com a nossa plataforma ou API.

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Envios de SMS para cobrança digital