Você já tentou fazer disparo de whatsapp em massa e acabou sendo banido do seu número? Ou você tem a ideia, mas não a coloca em prática por medo de ser exilado? Se você respondeu sim, ou apenas curioso para saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo.
A verdade é que, por muito tempo, o envio de mensagens em massa no WhatsApp foi proibido pela política de uso da ferramenta. A persistência dessas ações resultou em um bloqueio temporário e, caso a empresa insistisse, o número seria banido permanentemente do WhatsApp.
Pensando em ampliar seus horizontes e tornar a ferramenta mais democrática para a empresa, o Facebook redesenhou sua estratégia e liberou algumas funcionalidades exclusivas como o WhatsApp Business.
Mas vejamos os detalhes. Neste artigo, você aprenderá o que são essas chamadas mensagens em massa, os disparo de whatsapp em massa, e quais são os benefícios de enviá-las e quais são as dicas para enviar mensagens em massa com bons resultados para o seu negócio.
As mensagens em grupo no WhatsApp (também conhecidas como mensagens em massa) significam que a empresa está enviando o mesmo conteúdo para várias pessoas ao mesmo tempo, assim como o email marketing e o SMS marketing, esse tipo de ação só pode ser feira através de uma plataforma especializada como a da ZAP Message.
Primeiro, você precisa entender a eficácia dos canais WhatsApp, e-mail e SMS. Embora o valor de cada ferramenta varie muito, é importante considerar o quanto cada ferramenta pode trazer para sua empresa.
Hoje, boas taxas de abertura estão na faixa de:
E-mail: 25% de abertura
WhatsApp: 70 a 98% de abertura
Isso significa que se você enviar algo para 1.500 clientes, apenas 375 deles abrirão o e-mail, enquanto no WhatsApp, pelo menos 1.050 abrirão o e-mail. Você acabou de ver a diferença? Claramente, o WhatsApp é o canal onde seus esforços de vendas e marketing levarão a mais resultados para sua empresa.
Algumas pessoas podem estar pensando: Ah, mas posso enviar mensagens por e-mail a um custo menor. Bem, você pode. Mas a questão é, eles funcionam? Quantos clientes você deve enviar para obter o mesmo resultado? Sua empresa tem mais contatos que podem receber essas mensagens para alcançar o mesmo resultado?
1 – Assertividade:
Embora o texto de uma mensagem pronta (modelo de mensagem) seja considerado relativamente curto devido aos seus 1.024 caracteres, ele acaba deixando o conteúdo mais confiante.
Ao contrário do e-mail, 1.026 caracteres garantem velocidade de leitura, garantindo assim a tomada de decisão do leitor. Esse fator obriga as empresas a serem mais diretas e objetivas no que querem transmitir.
Ao mesmo tempo, você não gastará o tempo do seu cliente fazendo com que ele leia o conteúdo no qual não está interessado.
2 – Baixo custo:
Com base no valor pago por mensagem e no número de pessoas que abrem o conteúdo, podemos dizer sem sombra de dúvidas que o WhatsApp é um negócio muito bom.
Isso ocorre porque o modelo de cobrança de mensagens é cobrado por pacote e não mensalmente. Dessa forma, as mensagens restantes em um mês podem ser usadas no mês seguinte sem expirar, com a ZAP Message você também para somente por mensagens entregues, pois a nossa plataforma faz uma higienizarão em sua lista, e retira todos os números duplicados, inexistente, fixos e sem whatsapp.
3- Excelente performance:
As mensagens em massa não dependem do modelo de telefone que está sendo enviado, pois seguem o padrão de mensagens do WhatsApp. Ou seja, é garantido que seu conteúdo chegará ao destinatário.
4 – Relatórios em tempo real:
Uma das razões para o sucesso da comunicação com seus clientes usando o WhatsApp é que os resultados podem ser monitorados e medidos.
Além dos relatórios padrão, você também pode adotar uma estratégia de marcação para envio de links. o que isso significa? Isso significa que você pode marcar links e rastrear visitas e compras no Google Analytics. Ou seja, coloque informações no seu link para mensurar os resultados das atividades realizadas no WhatsApp.
Para obter bons resultados com um grande número de mensagens, é importante ter em mente alguns requisitos básicos:
Os usuários precisam saber quem é sua empresa
Algumas empresas enviam mensagens em massa no WhatsApp Business para pessoas que geralmente não conhecem a empresa e por que estão recebendo mensagens dela. Claro, isso faria com que muitos usuários bloqueassem, e o Facebook, por sua vez, bloquearia o número porque achava que eles os estavam incomodando.
Portanto, envie conteúdo apenas para pessoas que já interagiram com sua empresa, caso contrário não trará resultados positivos.
Os envios devem ser relevantes e significativos para o usuário ou nada será realizado. Portanto, os prompts são focados em mensagens personalizadas com base em determinadas ações do usuário. Por exemplo, se um usuário fez uma compra recentemente ou forneceu feedback específico, use esses elementos para personalizar a mensagem.
Talvez você ainda esteja pensando em como postar uma mensagem em grupo no WhatsApp da sua empresa. Então, aqui estão alguns exemplos dos casos de uso mais comuns nos quais você pode se inspirar:
E-Commerce/Atacado/Varejo: Alertas de chegada de produtos solicitados, recomendações baseadas em produtos adquiridos recentemente, cupons de desconto, alertas de abandono de carrinho para produtos ainda não adquiridos, etc.
Educação: descontos em cursos, lembretes de novas matrículas, etc.
Saúde: Envie lembretes aos pacientes para agendar consultas ou retornar.
Serviços financeiros: recomendações de produtos com base em compras recentes (por exemplo, linhas de crédito ou parcelas), ofertas, descontos e parcerias.
Viagens: alertas de preços para voos que os clientes estão rastreando, ofertas personalizadas com base em preferências ou viagens anteriores, ofertas de reserva de carro ou atrações turísticas, alertas de abandono de carrinho que ainda não foram comprados.
Com a ZAP Message é bem simples, você acessa a plataforma e em seguida por importar sua lista para o sistema de duas forma, ou através de um arquivo csv ou até mesmo copiar e colar de um arquivo excel, ao importar sua lista basta criar seu texto e fazer o disparo, nossa plataforma mais higienizar sua lista, retirar números duplicados, inexistentes, inativos e telefones fixos, em seguida entrega os WhatsApp para a base higienizada.
Ao termino da campanha a plataforma gera um relatório com a sua lista tratada, você pode ver a mesma pelo painel, ou exportar a lista.
A API de WhatsApp é uma API que permite que sua empresa acione mensagens de WhatsApp e SMS (Short Message Service) a partir de acionadores em seus sistemas e aplicativos.
Se você é desenvolvedor de software ou profissional da área, também fornecemos gateways para envio de mensagens SMS via protocolos HTTP, SMPP, SMTP, FTP e MySQL. Portanto, eles podem ser facilmente usados em qualquer linguagem de programação, incluindo Java, Delphi, ASP, ASP.Net, PERL, PHP.
Usar nosso gateway é muito simples. Basicamente, seu programa precisará GET ou POST nosso URL de gateway. Em seguida, passe o ID da sua conta no sistema, o número do celular alvo e a mensagem a ser enviada como parâmetros.
Crie rotinas, automatize processos usando os disparos de WhatsApp e SMS, melhore sua comunicação e aumente suas vendas!
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