WhatsApp interativo, envio de WhatsApp com botões, entenda tudo sobre o assunto e como funciona!
Os botões no WhatsApp se tornaram uma forma de trazer mais automação e eficiência para as conversas entre clientes e empresas. Saiba como eles funcionam e quais opções estão disponíveis no momento.
Você sabia que pode adicionar botões no WhatsApp para conversar com seus clientes? Antes de ir direto ao ponto, vou contextualizar algumas coisas.
Sem dúvida, o WhatsApp é um dos principais meios de comunicação para os brasileiros. Em uma pesquisa recente, foi constatado que os aplicativos de mensagens já estão presentes em 99% dos smartphones no Brasil. 78% dos usuários brasileiros já utilizam o canal como forma de comunicação com empresas e marcas.
Além disso, um artigo publicado mostra que entre fevereiro de 2021 e abril de 2021, as conversas do WhatsApp entre usuários e empresas aumentaram mais de 600% nesse período. Devido às medidas de quarentena devido à crise do Covid-19, a troca de mensagens de WhatsApp entre clientes e empresas aumentou significativamente.
A pesquisa foi realizada em media com 140 empresas de vários países que atuam em diversas áreas, como educação, negócios e serviços bancários. Pesquisa constata crescimento gradual nas mensagens trocadas por meio de aplicativos.
À primeira vista, o botão no WhatsApp é um recurso disponível para chatbots de atendimento ao cliente, permitindo que opções de resposta prontas sejam exibidas na conversa.
Anteriormente, o menu de resposta rápida era feito em formato digital e respondido manualmente pelo cliente.
Posteriormente, o WhatsApp oferece duas opções de botões que podem ser enviados e configurados por meio de modelos de mensagens do WhatsApp.
Estes são botões de resposta rápida e botões de chamada para ação. Nesse caso, o modelo é enviado e aprovado pelo WhatsApp e você só poderá usá-lo a partir daí.
Porém, em uma atualização recente, lançaram duas outras opções que não requerem configuração e são enviadas via templates, são elas o botão de lista de opções e o botão de resposta.
Botões de resposta rápida: As empresas poderão adicionar até três interações em formato de mensagem. O objetivo é melhorar a qualidade das conversas nos bots, tornando a experiência mais automatizada e rápida, evitando erros de ortografia.
Botões de Call-to-Action: Nessa opção, as empresas poderão usar um botão de call to action para encaminhar os clientes para um site ou solicitar um contato telefônico em um número escolhido.
Botões de lista de opções:O botão Lista de opções inclui um menu de formato de lista com até 10 opções selecionáveis. Assim, o usuário pode ter uma maneira fácil de fazer escolhas ao se comunicar com a empresa.
Uma especificação desse botão é que os usuários podem selecionar apenas uma opção de resposta por vez, mas se responderem incorretamente, podem retornar uma mensagem.
Botões de reply: Por definição, um botão de resposta funciona exatamente como um botão de resposta rápida, onde você pode apresentar até 3 opções de resposta ao usuário.
Os botões são elementos simples e clicáveis que os chatbots podem enviar aos usuários em uma conversa. Portanto, a maior vantagem desse recurso é que ele permite que os usuários especifiquem suas necessidades sem formulá-las.
Ou seja, as pessoas podem selecionar botões com informações de seu interesse sem precisar digitar uma palavra. Portanto, o recurso é útil, especialmente para usuários de dispositivos móveis.
Depois de analisar isso e explorar esse recurso de um aplicativo de mensagens, como você pode começar a usar esses botões nas interações e melhorar a comunicação da sua empresa?
Antes disso, é importante lembrar que o botão WhatsApp está disponível apenas para empresas que usam a versão da API do WhatsApp Business. Então, se você deseja implementá-lo em sua empresa.
Nos chame no Whatsapp!